A você, professor, meu muito obrigada!

sábado, outubro 15, 2016

"Confesso estar parada há um bom tempo, sentada em frente ao computador, tentando iniciar uma carta que na minha imaginação já está formada há dias. Linhas inteiras apagadas e eu não consigo transformar em palavras, exatamente, aquilo que eu gostaria de dizer a vocês. Decido, então, usar uma única palavra para simplificar muito do que estou pensando neste momento. Gratidão. Talvez esta seja a palavra ideal para esboçar o meu sentimento por cada um. Talvez esta seja, de fato, o real motivo para eu estar aqui hoje lhes escrevendo. Na verdade, a razão mesmo é que eu sinto um carinho muito grande por vocês. Sinto uma vontade imensa de lhes encontrar novamente, depois de meses e meses, para olhar em seus olhos e dizer o quão grata sou por todo o conhecimento que, com paciência e dedicação, vocês me passaram. O quão feliz fico por saber que, por mais difícil que seja essa jornada, vocês não desistiram. Não desistiram de tentar colocar um pouco do que aprenderam dentro da cabeça de pessoas que, na maioria das vezes, não estava dando a miníma para o que vocês tentavam dizer.

Sei que não foi fácil quando tiveram que abrir mão dos seus momentos de lazer para organizar a aula da semana seguinte. Sei que vocês precisam se desdobrar para conseguir corrigir prova, corrigir atividade, passar nota para o diário. São tantos afazeres, não é mesmo? E vocês continuam firmes. Continuam tendo a paciência de ensinar. Mesmo recebendo o menosprezo de uma sociedade que não valoriza o profissional que vocês são. Não quero generalizar. E não vou. Mas, ainda acredito que vocês serão muito mais valorizados, um dia. Enquanto isso, sigo lhes dizendo que fico feliz por não terem desistido. Por terem enxergado o seu dom de ensinar. Sim, dom. Sempre digo que "quem é, já nasce", e isto se aplica muito a vocês. E eu agradeço por não terem escolhido outra profissão. Afinal, eu não lhes conheceria se tivessem escolhido ser qualquer outra coisa.

Para alguns, pode até parecer absurdo dizer que sinto saudades da época em que vocês me davam aula. Mas, por sorte, só tive professores amigos. E, sem dúvida, você que está lendo foi um deles. Penso que tenho hoje a oportunidade ideal de lhes agradecer por tudo. E quando digo "tudo", me refiro não somente ao assunto teórico em que ensinou, mas à todo o conhecimento de vida, de ética e honestidade que vocês passaram dentro da sala de aula. Tenham a certeza de que cada puxão de orelha, cada conversa que tivemos, foi tudo muito útil e, sem dúvida, eu absorvi muito do que me foi dito. Para falar a verdade, vocês foram essenciais na minha formação como pessoa. E, apesar de não lhes dizer sempre, devo muito do que sou, e do que ainda serei, a cada um de vocês.

Muito obrigada por serem profissionais de excelência. Obrigada por toda a paciência que sempre tiveram. Obrigada por serem tão dedicados e por tentarem passar todo o seu conhecimento. Obrigada por nos ouvir e não serem sempre pessoas sérias que não se importam com os que sabem "um pouco" menos do que vocês. Obrigada pelas aulas descontraídas que nos farão lembrar sempre de vocês. E obrigada também pelas aulas chatas que nos fez querer deixá-los sozinhos na sala porque não estavámos mais aguentando. Obrigada por acreditar em nossos sonhos e por nos incentivar a continuar sonhando. Obrigada. Mil vezes obrigada. Como dizem por ai, o que seria de nós sem vocês? "O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor? Onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, se não pudessem contar com a sua dedicação?" E, de fato, onde estariam todos?

Enfim, para quem não estava sabendo o que dizer na carta, acabei escrevendo até demais. Mas, tudo para tentar passar em palavras toda a admiração que sinto por vocês que tanto me ensinaram. Espero que, um dia, eu possa realmente lhes encontrar e agradecer por todo o conhecimento que me foi passado. Saiba que, por mais que os anos passem e as coisas continuem a mudar, eu vou sempre estar admirando e respeitando muito esta dedicação diária de cada um que se dispõe a ensinar e inspirar pessoas dentro e fora das salas de aula. Um feliz Dia do Professor. Que vocês sejam lembrados não somente no dia de hoje, mas durante todos os dias do ano. Vocês merecem todo o reconhecimento do mundo. Mais uma vez, obrigada!!

Com carinho, uma velha aluna."

Leia Também

3 comentários

  1. Belas palavras, todos temos professores inesquecíveis dos quais levaremos para sempre conosco.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Lindo mesmo, parabéns!Thanks!rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá Andressa
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Uma Doce Desconhecida.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já,

    Equipa Swonkie

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, e um grande incentivo!!
Então, se leu e gostou, deixe um comentário para que eu saiba!!
Agradecida, desde já.

Subscribe